CURSOS
PROGRAMAÇÃO 2025


O TRABALHO CORPORAL EM
GESTALT-TERAPIA
Por sua base epistemológica holística, a Gestalt-terapia vê o homem como um ser biopsíquico-sociocultural-espiritual; portanto, um olhar gestáltico para o fenômeno deve estar sempre incluindo o corpo. O corpo é o nosso primeiro discurso, nosso primeiro campo de informações; quando nos pensamos, não nos vemos como uma abstração, é a nossa imagem como um corpo que nos identifica. Como consciências corporificadas, é através do corpo que expressamos nossos sentimentos, nos relacionamos com o outro, com o em torno. Partindo do princípio que existência é corporeidade, e que a nossa identidade vai se construindo no e pelo corpo, essa formação tem como objetivo, através de uma fundamentação teórica e trabalhos vivenciais, levar o Gestalt-terapeuta a dar-se conta da importância e das várias possibilidades da inclusão do corpo na sua práxis, onde estiver atuando. Como coloca Delacroix, “ Sou essa experiência que me é revelada por minha corporeidade.” (2008, p .24)
OBJETIVOS
1. Entender os fundamentos básicos do trabalho de corpo na abordagem gestáltica.
2. Compreender e experienciar os níveis do trabalho corporal na Gestalt-terapia.
3 Desenvolver a corporal e o seu enraizamento e, consequentemente, a sua qualidade de presença na relação.
4. Aprender a aplicar os vários recursos corporais.
5.Desenvolver habilidades do trabalho corporal em áreas de atuação específicas
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PROGRAMA
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Gestalt-terapia uma abordagem corporal – Lika Queiroz e Vanessa Brito
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Importância e cuidados no trabalho corporal
2. A influência de Reich na Gestalt-terapia
3. A corporeidade em Merleau Ponty
4. Níveis da inclusão do corpo no trabalho do Gestalt-terapeuta
5. Configurações anátomo-emocionais do corpo -
6. O trabalho com a imagem corporal –
7. Base neurofisiológica- Flora Couto
8. Psicossomática I – O olhar de Groddeck – Dorval Tessari
9. Psicossomática II – Trabalhando o órgão de choque – Sílvia Ivanko
10. Desenvolvendo a propriocepção. – Lika Queiroz
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O trabalho com os 5 sentidos – Jorge Ponciano
11. Enraizamento, respiração, leitura corporal – Lika Queiroz
12. Corpografias nas cartas e imagens – Roberta Braga
13. A bilateralidade como recurso – Flora Couto
14. Toques sutis, profundos e técnicas de Relaxamento – Flora Couto e Lika Queiroz
15. Corpo e movimento – Raimundo Severo, Ana Trevisan, Ludmila Nunes
16. Corpo e arte: tapetes sensoriais – Ana Maria Rodrigues
17. Corpo e ludicidade – Wilson Luís
18. Meditação ativa –Aline Campos
19. Trabalhando a sexualidade no contexto clínico- Fabiane Silva
20. O trabalho de corpo com crianças – Odile Britto
21. A dimensão espiritual do corpo – Fátima Martucelli
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METODOLOGIA
A formação será teórico vivencial, com duração de 13 meses. As aulas são online, às quartas feiras, das 19:30 às 22:00s, além de 3 residenciais que serão realizados na Fazenda Canta Galo, no município de Mata de São João, na Bahia, tendo início na quinta-feira à tarde e encerrando no domingo às 13:00hs, exceto o residencial de encerramento que terá início na sexta à tarde finalizando domingo 13horas.
Residenciais: 20 a 23 /03, 18 a 21/09/25, 13 a 15/03/26
CARGA HORÁRIA
Módulos teórico vivenciais: 154 horas aula
Residenciais: 69 horas aula
Total: 223 horas aula

OBJETIVO
Esta formação tem como objetivo o desenvolvimento de uma postura ética e habilidades terapêuticas, assim como a aprendizagem de um bojo teórico-filosófico e instrumentais técnicos necessários a um Gestalt-terapeuta para a realização de um trabalho eficaz na área em que esteja atuando. Esta meta só poderá ser atingida através do investimento teórico-vivencial de cada membro da formação.
DURAÇÃO E MODALIDADE
Metodologia: O curso será presencial tem a duração de (28) vinte e oito meses. Todo o curso será desenvolvido através de classes teórico vivenciais mensais, entre as quais três serão workshops vivenciais de aprofundamento prático. No último ano será incluído o estágio supervisionado, e um encontro com o supervisor do estágio de orientação do relatório de estágio a ser apresentado ao término do curso. Os alunos de outros estados e municípios poderão fazer o estágio e supervisão no seu local de origem, com supervisores indicados pela coordenação.
Datas e Carga horária:
Total geral: 491 horas
Início: Março de 2026
Horários:
Sexta: 15:00 às 20:00hs
Sábado: 09:00 às 17:30
CLIENTELA
Psicólogos, médicos e alunos do curso de Psicologia ou Medicina a partir do sétimo período.
PROGRAMAÇÃO/ CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Será informado após efetuar a matrícula
INVESTIMENTO:
Taxa de Matrícula e mensalidade à confirmar
PRÉ INSCRIÇÕES ABERTAS
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA

MINI CURSO - O TRABALHO COM
A CRIANÇA INTERIOR
Ao longo dos 46 anos em que trabalho com adultos, pude observar que grande parte dos bloqueios e sintomas que eles vivenciam têm origem na vida intrauterina e na infância. Como coloca Murgo, [...], “ chegamos a esse mundo em um estado de total vulnerabilidade, onde nossa sobrevivência depende só do cuidado amoroso que nos brindam quem nos recebe”.
As desconfirmações, abandonos, violências perpetradas por aqueles de quem se esperava atenção e cuidado, geram situações inacabadas que, se não forem trabalhadas, provocam interrupções de contato que impactam profundamente na qualidade de vida das pessoas. Estas influenciam suas escolhas, gerando sintomas físicos e psicológicos. Trabalhar com a criança interior é um processo delicado que exige do profissional um conhecimento técnico para lidar com os traumas de desenvolvimento. Assim, criamos esse treinamento teórico vivencial, objetivando capacitar os alunos para lidarem com as sequelas dos traumas infantis nos seus clientes.
PROGRAMA
Identificando a criança traumatizada no adulto
Bases Neurofisiológicas
Traumas perinatais
Compreendendo o trauma de desenvolvimento
Recursos para trabalhar as situações inacabadas
Resgatando a “criança livre”.
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MINI CURSO - O LUTO NA PRÁTICA CLÍNICA
Curso Online - Luto na Prática Clínica: Trilha Gestáltica de Cuidado
Facilitadora: Júlia Uchôa
Carga Horária: 10 horas
Público-alvo: Psicólogas clínicas que desejam aprimorar sua compreensão sobre luto e desenvolver intervenções eficazes embasadas na Gestalt-Terapia.
📌 Estrutura do Curso
Dividido em 4 partes, combinando exposição teórica, discussões de casos clínicos e exercícios práticos.
🟢 PARTE 1 – Fundamentos teóricos das perdas e lutos
Objetivo: Introduzir os conceitos centrais do luto e apresentar diferentes perspectivas teóricas, estabelecendo as bases para a atuação clínica.
📌 Conteúdo:
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Perdas e Luto na prática profissional
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O que é luto? Definições e aspectos essenciais.
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Luto como experiência relacional: impacto na identidade e nos vínculos.
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Principais teorias do luto
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Gestalt-terapia e luto
🎯 Exercício prático:
Reflexão guiada sobre a relação pessoal do terapeuta com a temática do luto e como isso impacta sua prática.
🟢 PARTE 2 – Especificidades e dimensões do luto
Objetivo: Identificar manifestações variadas do luto e estratégias clínicas para acolhê-las.
📌 Conteúdo:
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Expressões do Luto
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Determinantes do Luto
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Tipos de Luto
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Diferentes formas de expressão do luto
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Ajustamentos criativos e bloqueios no processo do luto.
🎯 Atividade clínica:
Análise de vinhetas clínicas para identificar formas de contato e evitação na vivência do luto.
🟢 PARTE 3 - Intervenções Terapêuticas no Luto
Objetivo: Fornecer recursos clínicos para facilitar o processamento do luto no setting terapêutico.
📌 Conteúdo:
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Estratégias terapêuticas para facilitar o contato com a dor do luto.
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Como trabalhar memórias e narrativas de perda na Gestalt-Terapia?
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A importância da fenomenologia na escuta do enlutado.
🎯 Prática vivencial:
Explorar um dos recursos terapêuticos para trabalhar um aspecto do luto.
🟢 PARTE 4 – Desafios no cuidado ao luto
Objetivo: Refletir sobre situações desafiadoras na clínica do luto e formas de manejo.
📌 Conteúdo:
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Quando a dor não dá trégua: Luto persistente e riscos de cronificação.
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O terapeuta e o enlutado: desafios no vínculo terapêutico.
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Fronteiras entre luto e adoecimento psíquico.
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Cuidados com o terapeuta: Como lidar com a ressonância emocional?
🎯 Discussão de caso:
Análise de um caso de luto complicado, explorando possibilidades de intervenção.
📌 Metodologia
✔️ Aulas ao vivo (gravadas para acesso posterior por 30 dias).
✔️ Discussão de casos clínicos reais e fictícios.
✔️ Exercícios reflexivos e práticos
✔️ Materiais complementares (artigos e referências).
💡 Conclusão
Esse curso equilibra teoria e prática, fornecendo ferramentas aplicáveis para a clínica do luto sob o olhar da Gestalt-Terapia, sem perder de vista as contribuições de outras abordagens. Além disso, promove um espaço de troca para que as psicólogas possam refletir sobre sua própria relação com o luto e fortalecer seu papel como facilitadoras do processo de seus clientes.
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MINI CURSO - SONHOS
Como você tem sonhado? O que os teus sonhos tem a dizer sobre você? E seus clientes, eles tem falado sobre seus sonhos? Como trabalhar o sonho na clinica sem fazer julgamentos ou buscar significados genéricos para isso?
O objetivo deste curso é capacitar psicoterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia, psiquiatras, residentes em psiquiatria, e em especial, gestalt-terapeutas, a compreenderem a importância e potencial do sonho assim como desenvolver repertório compreensivo sobre o modo como se expressa na clínica gestáltica, experimentando desde a ideia fundamental sobre o sonhar até o manejo clinico do sonho em atendimentos.
Neste curso de caráter teórico-vivencial nós experimentaremos:
- Sonho e seus reflexos na contemporaneidade;
- Os vários tipos de sonhos e suas diferenças;
- O sonho e suas faces de compreensão e construção: cultural, religiosa, fisiológica e psicológica;
- O método gestáltico com sonhos: fundamentos, manejo e compreensão;
- Sonhos como meta-experimento: as possibilidades criativas na clínica a partir do relato do sonho.
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MINI CURSO - FUNDAMENTOS DE
PSICOPATOLOGIA CLÍNICA
Docente: Mariama Furtado
Data: 11 de outubro de 2025, sábado
Horário: 9h às 18h30
CH: 8 horas
Modalidade: Online, aula ao vivo.
Justificativa
Inicialmente muitos gestalt-terapeutas se colocavam resistentes aos estudos da psicopatologia e o fizeram sustentando uma importante crítica que denunciava a centralidade do uso de categorias sem pensar as singularidades. No entanto, hoje entendemos que a compreensão diagnóstica não se limita a atribuição de um diagnóstico ao cliente. Ela envolve um olhar complexo para a situação terapêutica e a situação de vida do cliente como um todo.
Entendemos que o trabalho terapêutico não é possível sem uma adequada compreensão diagnóstica que lhe dê suporte e norte. Uma compreensão diagnóstica processual – que não se pretende definitiva nem ser a verdade sobre o cliente - envolve um olhar complexo para a situação terapêutica e a situação de vida do cliente como um todo: mapear os problemas, possibilidades, desafios, enfrentamentos, potências, ajustamentos, o campo de vida, quais são seus pontos de saúde, etc. Tudo isso faz parte de um movimento de diagnosticar, que num sentido mais amplo significa compreender a situação. Buscaremos, portanto, apresentar as bases da psicopatologia fenomenológica em diálogo com a clínica gestáltica, sustentados por um pensamento crítico aos processos de medicalização da existência. Pretendemos, assim, pensar propostas de uma gestalt-terapia ampliada, desconstruindo estigmas sobre o sofrimento psíquico agravado e promovendo o cuidado em saúde mental.
Objetivos
Pretende-se que o/a profissional ou estudante inscrito/a possa conhecer a posição epistemológica da clínica gestáltica em sua fundamentação fenomenológica; conhecer os fundamentos da psicopatologia fenomenológica; compreender o posicionamento crítico no âmbito da psicopatologia a partir da noção de interseccionalidade e das discussões sobre saúde mental e cultura.
Conteúdo Programático
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A perspectiva da Psicopatologia Fenomenológica
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Diagnóstico processual em Gestalt-terapia
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A concepção de saúde e doença para a Gestalt-terapia: interdependência ecológica, campo e ambiente
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Contribuições de autores importantes da psiquiatria fenomenológica: L. Binswanger, Medard Boss, Arthur Tatossian.
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Saúde Mental, Fenomenologia crítica e Interseccionalidade.
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Saúde Mental e Cultura Contemporânea
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Discussões contemporâneas sobre neurociência e saúde mental à luz da fenomenologia: “o cérebro é um órgão relacional”.
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Exemplos clínicos do olhar fenomenológico-gestáltico no estudo dos sofrimentos agravados.
Metodologia de Ensino
Aula expositiva, discussão em grupo, vídeos, discussão de casos clínicos e uso de recursos experimentais como vivências didáticas.
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